top of page

Dicas essenciais que vão aumentar a vida útil de uma RETROESCAVADEIRA.


Uma das máquinas com maior versatilidade é a RETROESCAVADEIRA, pois ela pode receber um grande número de implementos. Por esse motivo ela deve ter um plano de manutenção bem trabalhado. Ações como lubrificação diária, uso da graxa, acompanhamento do óleo do motor, eixo, transmissão e óleo hidráulico devem ser feitas de acordo com as condições de operação da máquina.

Alguns fatores que aceleram o desgaste da máquina e a necessidade de manutenção são: excessos de cargas, utilizar caçambas e martelos ou implementos inadequados e até mesmo trabalhar em brejos.

Ao longo da vida de trabalho da máquina, surgem alguns problemas que são comuns como: trincas e desgastes de pinos e buchas. Porém, se não forem corrigidos rapidamente, podem surgir outros danos ainda maiores decorrentes da não realização da manutenção de seu maquinário.

A retroescavadeira é um equipamento bastante versátil, usados em várias situações. Por esse motivo ela requer uma manutenção diferenciada.

Muitas vezes esse equipamento é usado no segmento agrícola, que por sua vez, seu desgaste é menor que na construção. Porém, se ela trabalha em uma plantação que faz o uso de fertilizantes, deve ser lavada todos os dias, por estar exposta a material corrosivo.

Trabalhar em locais muito íngremes, por muito tempo com esse equipamento, pode representar um grande risco. A retroescavadeira tem uma tolerância de inclinação de até 35º, se passar disso o motor começa a aspirar muito ar e corre o risco de travar, devido ao acumulo de óleo em apenas uma parte do motor perdendo também a lubrificação correta. Dessa forma, com o motor travado, as chances da máquina tombar aumentam.

A constância nas manutenções preventivas é importante para garantir o maior tempo de vida útil das peças e equipamentos de sua frota.

Um plano de manutenção bem elaborado implica em uma análise do óleo hidráulico e do motor, uso de graxas específicas e a realização da manutenção preditiva, que prevê e evita problemas decorrentes do trabalho que a máquina exerce.

A análise do óleo é um processo no qual será observada a viscosidade do mesmo e a presença de elementos químicos, dessa forma pode-se detectar desgastes prematuros, assim como a existência de limalhas presentes no meio.

Deve ser feita também a inspeção visual que consiste na checagem do painel, sistema de iluminação, possíveis vazamentos e outras importantes estruturas.

A PAJA oferece peças de qualidade que são essenciais para que se tenha máximo desempenho e prolongamento da vida útil de sua frota. Sabemos que máquina parada significa dinheiro parado, dessa forma, trabalhamos com uma rápida entrega de peças para que sua frota continue a produzir.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page